Knights of the Old Republic III

Knights of the Old Republic

A Bioware pode estar trabalhando no reboot de um dos melhores títulos de RPG da história: Knights of the Old Republic.

Quem conhece o mundo de Star Wars, e não se deixou abalar pelos haters da Internet, sabe que George Lucas construiu um universo à parte. E esse universo tem um ponto “0” que é a batalha de Yavin; conflito relatado no episódio IV: Uma Nova Esperança. Ali é o ano “1” do mundo “starwariano”. Mas assim como o calendário do Papa Gregório XIII, o universo criado por Lucas também tem uma história pregressa. E os fatos mais legais que ocorreram no passado foram os conflitos da Velha República; cerca de 4000 anos antes da destruição da primeira Estrela da Morte.

Em Star Wars todas as mídias fazem parte da história geral. Antes da Disney transformar este belo universo em contos do Mickey para crianças, essa “história geral” chamava-se Universo Expandido. Nele, as HQ´s, livros e principalmente os games traziam capítulos da eterna luta entre os Jedi e os Sith. Dois jogos lançados no início dos anos 2000 são referência em RPG deste universo. E até hoje eles não foram superados.

Star Wars Knights of the Old Republic foi lançado no longínquo ano de 2003 e conta a história da Jedi Bastila Shan, além dos Jedi convertidos Darth Revan e Darth Malak. Mestre e aprendiz – Como rege a máxima. O game possui uma narrativa fantástica com um plot twist surpreendente. De tão bom até hoje é jogado avidamente pelos fãs da saga, mesmo com a deficiência gráfica em relação aos games atuais.

No ano seguinte a empresa deu sequência à história e lançou Knights of the Old Republic II: The Sith Lords. Nele acompanhamos os planos de Kreya contra os Sith Darth Nihilus e Darth Sion e o triunvirato Sith. Melhor ainda que o primeiro, KOTOR II nos mostra o principal planeta Sith, Korriban, e nos traz informações importantíssimas sobre o surgimento dos inimigos dos Jedi, bem como história de mestres Sith lendários como Naga Sadow, Marka Ragnos e Darth Bane. Korriban, inclusive, é o local onde jaz o túmulo de Darth Vader – apesar de não ser utilizado para depósito dos restos mortais do Lord Sith, haja vista ele ter sido cremado por seu filho, Luke.

A notícia de um reboot desta saga é fantástica. Primeiro pela ausência de games em formato RPG com histórias sobre os Jedi e Sith. Segundo que pode dar à Disney uma luz para tratar de histórias realmente interessantes sobre este universo. Os contos da Velha República seguramente possuem material para mais 10 filmes da saga. Desta forma, Mickey não precisará perder tempo com enredos repetitivos e conceitos forçados. Ou com adolescentes rebeldes que aprendem os caminhos da Força sem o mínimo treinamento. Mas isso é teoria para outro post…

Compartilhe

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.